30 junho 2010

SEROTONINA E SALVAÇÃO

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).

A Década do Cérebro
A década passada foi chamada, no meio científico, de “Década do Cérebro”, porque nela foram desvendados mistérios do intrincado funcionamento do cérebro humano e seus mecanismos elétricos, químicos e hormonais.

De grande importância foi o conhecimento de como nossas emoções afetam nossa mente e de como o cérebro controla o funcionamento de todo o corpo, por meio desses elementos neuro-hormonais, chamados neurotransmissores cerebrais.

Você não precisa estudar profundamente ou memorizar detalhes das funções do cérebro, mas saiba que os principais neurotransmissores chamam-se: norepinefrina, dopamina e serotonina, e que esta última tem grande importância em nossa vida e felicidade.

Você é feliz? Acha que poderia ser ainda mais? O que tem a saúde e a salvação a ver com felicidade? Onde entra você nessa questão?

Por vezes, temos a impressão de que, se nossa situação financeira fosse melhor, seríamos mais felizes. Uma pesquisa demonstrou que a diferença na condição financeira não melhorou a percepção de ser feliz. 26% das pessoas que ganhavam um salário mínimo se consideravam felizes, enquanto que das que ganhavam seis salários mínimos, o número dos que se diziam felizes era de 25%. Não foi estatisticamente importante a diferença, mas, um por cento a mais dos que ganhavam menos referiram ser felizes em relação aos que ganhavam mais.

A alegria de novas conquistas e aquisições também desaparece quando se alcança o objetivo.

Ser feliz é algo muito além da condição financeira ou de se obter coisas. É um estado da mente, que depende do estado do corpo e da alma.

Quando a Bíblia fala “guarda teu coração”, está dizendo para guardarmos nossa mente. Ela é a parte do corpo, através da qual Deus procura constantemente comunicar-se conosco, por intermédio de Seu Espírito. E existe uma ligação muito íntima entre o corpo e a mente; entre estar com saúde plena e ser feliz; entre a felicidade aqui na Terra e a felicidade eterna.

A vida cristã bem-sucedida depende de guardarmos nossos sentidos. Na verdade, a vida é dirigida pelos pensamentos. Como são seus pensamentos? Você tem um bom controle deles, ou muitas vezes eles “viajam”?

Precisamos compreender, com clareza, o quanto nossa mente e nosso corpo estão interligados, e como o bom controle da mente depende da saúde do corpo.

É comum ouvirmos falar de gastrite e úlcera nervosa. Como é que ficar nervoso pode abrir um buraco no estômago de alguém? Pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou diabetes sabem que, quando ficam tensas ou nervosas, ocorre uma elevação da pressão e da glicose no sangue.

Outros têm dores nas costas ou dores de cabeça, quando ansiosos. Outros, ainda, perdem o sono ou seu intestino paralisa quando estão fora de casa ou em ambiente diferente.

Alguns tem crises alérgicas, rinites, asma, urticária, ou são atacados por reumatismo quando contrariados. Enfim, a maioria das enfermidades do corpo tem a ver com o estado da mente.

“Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam”.

Mas como “guardar o coração”? Como controlar a mente?

Serotonina
“Tudo que nos diminui a força física enfraquece a mente e a torna menos capaz de discernir entre o bem e o mal. Ficamos menos aptos para escolher o bem, e temos menos força de vontade para fazer aquilo que sabemos ser justo”

Observe, neste texto, a ligação entre força física, mental e poder espiritual para discernir o bem e o mal, sabedoria para escolher o bem e coragem moral para por em prática a decisão tomada.

Há algo em sua vida que tende a diminuir sua força física? Sono inadequado? Alimentação Incorreta? Falta de atividade física? Satanás não tendo acesso direto à nossa mente, empenha-se em nos atingir por meio dos sentidos, enfraquecendo nossa força física, para enfraquecer nossa mente e nossa fé. De que forma nossos sentidos são afetados diretamente pelos hormônios cerebrais – os neurotransmissores?

A 5 HT (Hidroxitriptamina) Serotonina, por exemplo, tem um efeito inibidor da conduta, juntamente com um efeito modulador geral da atividade psíquica. Influi sobre funções cerebrais. A serotonina regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano (níveis de cada hormônio no período de 24 horas), as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas.

Aquele mau humor constante na parte da manhã, a falta de sono à noite e a sonolência de dia, o descontrole sexual ou a perda do interesse (baixa libido), os transtornos alimentares – desejo incontrolável de comer doces ou massas, comer exageradamente, comer a toda hora, falta de apetite pela manhã e muita fome à noite, problemas de aprendizado, distúrbios de memória e de concentração – todos podem refletir uma diminuição na serotonina cerebral.

Satanás se empenha em nos alcançar por meio dos sentidos, levando-nos ao esgotamento, através da mente.

Como isso acontece? Quais os elementos de controle da mente?

Os principais elementos para o controle da mente são:

- Pouco sono.

- Sobrecarga sensorial.

– Regime alimentar desequilibrado.

- Sono inadequado.

Existem forças econômicas, culturais e espirituais tentando transformar o mundo numa sociedade 24 horas:

- Mãe que trabalha fora e à noite tem outra longa jornada de trabalho.

- Lojas e linhas de produção que funcionam dia e noite.

- Rádio e TV que não mais interrompem suas transmissões à noite e, muitas vezes, colocam seus programas, filmes e entrevistas mais interessantes, tarde da noite.

- Executivos que precisam acompanhar os pregões financeiros do outro lado do mundo durante a noite.

- Festas que vão noite adentro.

O que há de Errado em Dormir Menos?
Interefere na habilidade de aprender. Deixa a pessoa irritada, cansada. Apaga o bom humor, perde-se a paciência, acaba com a cortesia, concentração, criatividade e memória. Provoca acidentes (200.000 mortes no trânsito todo ano, somente nos EUA). Induz ao uso de drogas e estimulantes e, além de tudo, a privação do sono engorda. Engorda as pessoas que têm esta tendência, porque desregula todo o ciclo hormonal do dia, que depende da hora em que você vai dormir.

Em pesquisa, viu-se que a redução das horas de sono afetou os níveis hormonais. Homens e mulheres tiveram um aumento médio entre 40 e 60% no indicador de inflamação, a interlucina-6 (IL-6), enquanto apenas os homens mostraram uma elevação de 20 a 30% em outro indicador de inflamação – o fator de necrose tumoral (TNF). Tanto a IL-6 quanto o TNF são citocinas – proteínas liberadas pelo corpo em resposta a um ferimento.

O sistema nervoso só tem uma forma de ser realimentado: através do sono, e na hora certa. Não existe um sono “opcional”. Duas ou três horas perdidas afetarão o bom funcionamento (da pessoa) durante o dia.

A descoberta de que a falta de sono pode estimular um aumento na resposta inflamatória crônica de nível baixo é preocupante, já que esse estado tem sido associado à hipertensão, doença cardíaca e, mais recentemente, ao diabetes. Reduzir, mesmo em poucas horas, o tempo de sono, é um risco grande para a segurança pública.

Quando em nosso relógio são 18:00 – 19:00 h (horário em que, normalmente, o sol está se pondo), a glândula pineal lança na corrente sanguínea seu primeiro hormônio, a melatonina, que vai atuar sobre os músculos, fazendo com que haja um semi-relaxamento, induzindo a pessoa ao sono, “apagando” a intensidade das atividades do dia.

Essa é a primeira fase do sono, ou “sono das 9 horas”. Esse seria o horário ideal para nos deitarmos.

Após a meia-noite, isto é, quando estamos em sono profundo, é lançado um segundo hormônio para que o sistema nervosos seja realimentado profundamente. Se não estivermos em sono profundo, este hormônio não será liberado. Na verdade, nosso corpo não sabe leras horas, mas sente a necessidade de ser realimentado dentro de seu próprio relógio orgânico. Ele, portanto, “pede” uma recarga durante o sono profundo. Esta recarga traz os seguintes benefícios: relaxamento, energização e nutrição do sistema nervosos, fazendo, por exemplo, com que a pele se renove. Nas crianças, este é o momento em que elas se acalmam e os ossos se alongam.

Você percebe como dormirtarde ou dormir menos afeta gravemente sua saúde física, mental e espiritual? Tem caído nessa armadilha?

O que Devemos Evitar:

- Dormir tarde da noite.

– Forçar o organismo quando está pedindo repouso, ou ingerir bebidas estimulantes nessa hora.

- Dormir com o estômago cheio (causa insônia ou pesadelos).

- Dormir durante o dia, para substituir o sono da noite (não há hormônios relaxantes durante o dia. Eles só são liberados à noite).

O que Devemos Fazer:

- Dormir na hora em que o sono vier.

- Tomar um banho morno antes de ir para a cama – de preferência banho de imersão.

- Alimentar-nos com frutas à noite, pois a digestão é mais rápida.

- Conscientizar-nos de todos esses benefícios e fazer desse assunto, um hábito.

Sobrecarga Sensorial

Qualquer um de nossos sentidos, estimulado em execesso, sobrecarrega e esgota a mente.

Estimulação Visual - TV, Vídeos, Videogames, Computador e Internet, são potentes estimulantes visuais. Criança, com menos de 2 anos, não deveria ser posta diante da TV, pois sua mente não consegue ainda assimilar a quantidade de imagens aceleradas, podendo levá-la a desenvolver transtorno de hiperatividade e déficit de atenção. Os maiores adultos jamais deveriam assistir mais do que 2 a 3 horas ao dia.

Estimulação Auditiva - As múicas “pauleras”, o volume muito alto e o uso inadequado e frequente de fones de ouvido, afetam nossa química cerebral.

Estimulação Sexual (Onanismo) - A masturbação que leva a uma imaginação doentia e pecaminosa, bem como a perda da capacidade de se relacionar adequadamente com o sexo oposto, ou o abuso do sexo, mesmo entre casados, afeta a serotonina.

Alimentação Inadequada

“Os órgãos digestivos desempenham parte importante na felicidade de nossa vida. …Pessoas que têm azia, possuem em geral má disposição. Tudo parece ser-lhes contrário, e eles são inclinados a tornarem-se mal humorados e irritáveis” - Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág 112.

Fatores que levam a uma Alimentação Inadequada:

- Estimulação do paladar pelo uso de condimentos como pimenta e vinagre, alimentos muito gelados ou muito quentes, bebidas gasosas, doces concentrados.

- Bebidas estimulantes cafeinadas como chocolates, alguns refrigerantes, chás (chá-mate, chá-preto, chá-verde).

- Comer nos intervalos, comer em excesso, comerem horários irregulares, ingerir grande variedade de alimentos em uma só refeição.

- Usar alimentos refinados (pão branco, bolachas, bolos, farinha de trigo refinada) em excesso, sem compensar a falta de fibras desse salimentos ou ingerir alguns alimentos integrais no dia-a-dia.

“A variedade de alimentos numa mesma refeição produz indisposição. … Criam-se perturbações mediante combinações impróprias de alimentos; há fermentação; o sangue fica contaminado e o cérebro confuso”.

Esses hábitos são causas de alterações na serotonina. São hábitos de todo o mundo, mas o Senhor pede que, com firmeza de propósito e por meio de Seu poder, vivamos diferente de “como vivem as pessoas deste mundo” (Rom 12:2 – NTLH).

Guerra Química

Estamos verdadeiramente envolvidos numa guerra química, e nosso inimigo conhece muito bem o funcionamento do cérebro, e está decidido a nos destruir, enquanto nosso pai Celestial se empenha em construir nossa felicidade presente e futura.

Domínio do mundo pela Intemperança

“…Foi-me mostrado que a intemperança prevaleceria no mundo numa proporção alermante e que cada um que pertence ao povo de Deus deve tomar uma elevada posição quanto à reforma dos hábitos e práticas”.

“Quando a mente de um homem é posta em comunhão com a mente de Deus, o finito com o Infinito, o efeito sobre o corpo, a mente e a alma vai além do admissível. Em comunhão tal é encontrada a mais alta educação. É o método de desenvolvimento usado por Deus. “Une-te, pois a Ele”, é a mensagem do Senhor à humanidade. Jó 22:21″ - Atos dos Apóstolos, pág 126.



É PARECE QUE OS ADVENTISTAS TEM RAZÃO.....

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2012 - Uma mensagem de esperança