06 julho 2010

CÉREBRO TEM BANDA LARGA.

A gente fala que tem conexão banda larga quando a navegação na internet é bem mais rápida e permite maior tráfego de informação. Você sabia que o cérebro também tem banda larga? No fim do ano passado, foi anunciada a descoberta de circuitos de neurônios especiais que podem trafegar dados em velocidades até três mil vezes maiores que a rapidez normal entre certas áreas do cérebro.

Os neurônios (células nervosas) estão principalmente no que se chama “massa cinzenta”, que ocupa a metade do volume do cérebro. A outra metade, chamada de “massa branca”, é constituída de longos filamentos com poucos neurônios. Esses filamentos são como fios encapados por uma substância gordurosa isolante chamada mielina.

O que se descobriu recentemente é que essas longas fibras brancas desempenham papel importante na transmissão de informações dentro do cérebro. Elas funcionam como se fossem conexões de banda larga. Isso tudo graças à camada de isolamento que impede o “vazamento” de impulsos elétricos. A mielina transmite mais informações por segundo, reduzindo o tempo de espera entre sinais. Esses neurônios encapados capazes de processar três mil vezes mais informações são cruciais para a capacidade da fala e processamento da linguagem.

Nem o mais sofisticado computador do mundo se iguala ao cérebro essa maravilha criada por Deus.

Michelson Borges

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2012 - Uma mensagem de esperança