28 dezembro 2009

AVATAR, o filme, a Teologoa e a Filosofia!!!!

Gosto muito dos filmes do gênero ficção científica, isso não posso negar. Acho isso muito natural para mim, isto porque sempre gostei de livros e documentários científicos desde a minha adolescência. Por isso não resisti e  vi o filme Avatar. Vi em casa, baixado pela nete, pois é a pipoca e o refri, estão muito caro né. Vi, com o Celião, um grande amigo meu e companheiro das galaxias.rsrsrs.



Avatar é um filme épico de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron, estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme foi produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox.

O filme concentra-se num conflito épico em Pandora,(Aliás é o nome da minha cachorra), uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa.

De certa forma, todo autor de ficção - e James Cameron não está excluído - procura transmitir conceitos sobre os mais diversos assuntos: religião, filosofia, ecologia, ciências, etc.

O meu trabalho aqui, será comentar alguns desses conceitos que eu acredito ter captado ao assistir o filme.

SOBRE O TÍTULO DO FILME: "AVATAR"
Avatar, no hinduísmo, é uma manifestação corporal de um ser imortal, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.

Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

Creio que o mesmo termo "avatar", utilizado pelos usuários de informática, tenha derivado do hinduísmo. Avatar é uma representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. Pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, de tamanhos variados. São aquelas famosas carinhas que as pessoas costumam utilizar no perfil do Orkut, MSN, etc.

O avatar do filme de Cameron é um corpo "humano-Na'vo" geneticamente modificado e remotamente controlado por um humano para interagir com os nativos de Pandora. Foi uma forma que os colonizadores criaram para se aproximarem sem serem hostilizados. Através de uma máquina sofisticada a mente do humano conecta-se ao cérebro do corpo inconsciente do seu avatar e, de certa forma, passa a existir no corpo de um Na´vi com mais de 3 metros de altura, com ossos naturalmente revestidos por fibra de carbono e com rosto que tem o aspecto de um felino.

É bem antiga a idéia de uma mente habitar em corpos diferentes. A reencarnação, de certa forma, representa essa crença. A possessão demoníaca, descrita na Bíblia, também é uma forma de controle mental que o espírito maligno exerce sobre alguém. O demônio literalmente se apossa de todo o sistema nervoso de sua vítima, sendo capaz, assim, de ter experiências sensitivas.

Na filosofia, a idéia da mente como entidade totalmente separada do corpo foi defendida por Descartes. O corpo era um mero instrumento. A diferença é que, para esse filósofo, não havia uma interação forte entre a mente e o corpo. Para ele, o corpo, assim como toda matéria, funciona de forma totalmente mecânica, regida por leis causas criadas por Deus. Enfim, a mente e o corpo funcionam de forma misteriosamente sincronizada. O espírito tem consciência de que possui um corpo somente através da glândula pineal, localizada no cérebro. Curiosamente, os espíritas afirmam que os chamados "mediuns" têm uma glândula pineal mais "desenvolvida".

Já na ciência, há muito se sonha com a possibilidade de se realizar um "transplante" de mente. Um ricaço, em corpo moribundo poderia pagar e assim "migrar" para um corpo novinho em folha de um jovem bonito e atlético. Pesquisas têm sido feitas na tentativa de detectar algum padrão físico que traduza as operações mentais e que seja reconhecido como uma linguagem. Na minha humilde opinião, creio que o cérebro sempre será uma máquina insondável para os cientistas. Deus não permitirá que o mistério do seu funcionamento seja revelado. Deus só nos deu um corpo para cuidar e nada mais!

Ah! A promessa de um novo corpo, novinho em folha, só vale para os salvos. Está preparado para o grande dia do arrebatamento dos vivos e ressureição dos mortos. Glórias a Jesus Cristo.

1 comentários:

Olá conheci seu blog hoje pois acompanho o blog do célio e lá tinha um link seu,gostei do seu blog tbm colocarei nos meus favoritos.
Bem mas o que me faz escrever esse comentario é que eu quando assisti o filme achei legal e não fiquei procurando nada de mistico, porem eu fiquei sabendo de um determinado minério chamado NIOBIO que o Brasil é rico e 97% que é consumido hoje no mundo vem do Brasil, esse metal é usado na industria aeroespacial na confecção de foguetes, etc. não me lembro quando, mais teve uma periodo aqui no Brasil que estavam querendo acabar com uma reserva indigena sem motivos aparentes e em um dos protestos advinha quem tava lá do lado dos indios ele mesmo o diretor do filme avatar, esse fato passou em uma reportagem na tv, o que me chamou atenção, e eu comessei a ligar os pontos, no filme os habitantes daquele planeta vivia em cima de uma reserva de um determinado minério que os humanos tanto queriam e foi por isso que eles travaram uma guerra contra os habitantes daquele planeta, me pareceu que esse diretor quis de alguma forma retratar o que ocorre aqui no Brasil com a questão do Nióbio brasileiro, obs aqui no brasil quando estourou a bonba do mensalão o marcos valério entre as denuncias feitas falou a respeito do niobio brasileiro que estava sendo roubado e de toda uma máfia por tras disto mas o caso foi abafado e hoje valério é presidente do partido que ele denuncio! como???.
Amigo me desculpe pelo testo longo mas eu queria que vc me respondesse se de alguma forma essa estoria poderia ser verdade a relação do filme e o niobio do brasil e espero que vc possa pubicar algo sobre pois vejo que seu trabalho aqui é alertar o povo sobre estas questões. muito obrigado.
meu email: zuluup2@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2012 - Uma mensagem de esperança