31 janeiro 2011

.Os Filhos Pagam Pelos Pecados dos Pais? .

Pergunta

Na confissão positiva temos a doutrina da maldição hereditária. Independente de qual for a posição do senhor em relação a esta doutrina como podemos entender Ezequiel 18:1-23 com Êxodo 20:5 e Nm 14:33.

Mulher chorando por causa da culpa
Resposta

A Bíblia se explica a si mesma. Em Ezequiel, a responsabilidade é individual; os filhos não pagam pelos pecados dos pais (Ez 18). É este o ensino do Novo testamento, pelas palavras de Jesus: QUEM NELE CRÊ NÃO SERÁ CONDENADO (Jo 3.18). Logo, ainda que meus pais tenham praticado iniqüidades, se eu crer [arrependimento, fé, perseverança]serei salvo.

"Ezequiel fala que a culpa que os pais têm, por terem pecado, não se transfere para os filhos. Moisés faz referência às conseqüências dos pecados dos pais nos filhos; se um pai é alcoólatra, os filhos poderão sofrer abusos e até mesmo passarem por padecimentos. Uma criança poderá vir a sofrer se sua mãe contraiu AIDS.

Mas estes filhos não são culpados dos pecados de seus pais" (Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia). Em Êxodo 34.7 está escrito que Deus "castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos", mas diz também que "ao culpado não tem por inocente". Portanto, ao inocente não tem por culpado. Em suma a opinião dos comentaristas é esse: os filhos sofrem por causa dos pecados dos pais, no sentido de que geralmente seguem seus passos, adotando seus maus hábitos.

Em Números 14.33 vê-se que Deus aplicou um duro castigo a Israel, ao povo como um todo, de modo a que nenhuma semente má entrasse na Terra Prometida. Na sua onisciência, Deus sabia que os filhos dos desobedientes levariam rebelião à nova terra e contaminariam os demais. é esta a explicação que posso dar, dentro de minhas limitações.





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2012 - Uma mensagem de esperança